quarta-feira, 5 de março de 2014

Biomassa de Banana Verde




Ingredientes:
1 cacho de bananas bem verdes ou a quantidade que desejar (qualquer tipo de banana)

Modo de fazer:
Lave bem as bananas e coloque-as com casca em uma panela de pressão, cubra as de água;
Leve ao fogo, após pegar a pressão deixe cozinhando por mais 15 minutos;
Tire da água e descasque (Cuidado que vai estar muito quente);
Leve ao liquidificador e utilize um pouco da água do cozimento para bater até ficar em
consistência de um purê;
Em seguida coloque esta mistura em um utensílio de vidro e deixe na geladeira.Ou em formas de gelo e conserve por mais tempo (até 2 meses).

A biomassa é rica em vitaminas (complexo B e vitaminas A e C), minerais (cálcio, zinco, magnésio, fósforo, manganês, sódio e potássio) e fibras que previnem diarreia e intestino preso, melhoram a digestibilidade dos alimentos, reduzem o colesterol, controlam a pressão arterial, diabetes, obesidade e têm efeito anticancerígeno.

Consumir 1 colher de sopa rasa ou 2 cubos de gelo de biomassa ao dia ou 2 colheres de sopa rasas/dia de farinha de banana verde.

Biomassa de fibra (casca): A biomassa de fibras deverá ser feita depois do término do preparo da biomassa de polpa, utilizando a casca de banana verde que está de molho na solução de água com limão, da seguinte forma:

1)    Prepare uma solução de água com limão;

2)    Coloque uma xícara (de café) da solução no liquidificador e tampe;

3) Ligue o liquidificador e, pela tampa menor, vá colocando colheradas de cascas escorridas, aos poucos, até que fique uma pasta.

  A Biomassa de Fibra pode ser utilizada em: Patês variados, pães, biscoitos integrais, molhos diversos, etc.

Importante: Evite que a banana verde cozida e as biomassas entrem em contato com o alumínio ou ferro, pois oxidam e escurecem. Prefira panelas de aço inox, teflon, pedra ou recipientes de vidro.

Reprocessamento das Biomassas e das Bananas Verdes Congeladas

1) Retire a embalagem de biomassa ou banana verde que vai utilizar e deixe na geladeira até descongelar por completo. Se estiver com pressa, descongele no vapor;

2) Coloque a biomassa ou banana verde descongelada numa panela com um pouco de água, o suficiente para cobrir o fundo da panela (uns dois dedos);

3) Leve ao fogo e mexa, sem parar, até que comece a ferver;

4) Leve imediatamente para um processador ou liquidificador e bata. Se necessário, acrescente aos pouquinhos água fervente até se obter uma massa bem fina, sem grãos e brilhante;

5) Se desejar uma massa mais encorpada, volte ao fogo, mexendo sem parar até o ponto desejado.


Nutricionistas & Funcional e Nutrição e qualidade de vida


Share/Bookmark